segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Coração de mãe

Hoje quando o deixei no colégio, ele estava feliz como sempre. Não tenho a mínima duvida de que ele é muito feliz lá. Estava com a Sofia ao colo, a falar com a educadora que o recebe todas as manhãs. Senti a Sofia escorregar-me do colo, e dirigiu-se ao irmão. Só então me apercebi que ele estava a chorar, ou a tentar engolir as lágrimas, enquanto três meninos, entre eles o que ele diz ser o seu melhor amigo, lhe chamavam bebé e o acusavam de ter batido num menino do ATL. O Rafael, gritava a chorar que não, que não bateu e os outros três empurravam-no e diziam que ele era bebé.
 
Deixei de falar, de pensar, de reagir, o meu coração encolheu automaticamente, e enquanto a Sofia o abraçava, porque percebeu que o irmão estava triste, eu fiquei sem saber o que fazer.
 
A educadora repreendeu, pôs o mais velho de castigo, e eu acabei por pedir que não se zangassem... sem convicção. Tive ganas de trazer o meu filho embora dali, de lhe dar colo, de dizer aos outros que desaparecessem, mas nada fiz. E ainda os ouvi gozarem-no por ter abraçado a irmã...
 
Passei o dia todo com o coração pequenino, o meu menino que está quase a fazer 5 anos, não se sabe defender e luta por ser aceite. E eu queria que ele soubesse que o melhor é ignorar, que terá outros amigos e mais uns quantos que não vão gostar dele...
 
Não sei como reagir a estas situações, não sei mesmo.
 
A minha menina, fez com que o momento fosse menos angustiante. O coração dela percebeu que o irmão estava triste e foi lindo o gesto de o ir abraçar.

Sem comentários: