quarta-feira, 15 de abril de 2015

Rafael e a Higiene Oral...

Logo que os primeiros dentes começaram a surgir, começamos a escovar-lhe os dentes. Sempre depois das refeições, sem stresses se estamos fora de casa, mas há noite tornou-se mesmo um hábito. Ele próprio pede para escovar os dentes. Começou a fazê-lo sozinho, mas pede sempre "um jeitinho" nosso no fim. Até agora tudo bem, e estamos muito felizes por se ter tornado um bom hábito e de ele próprio pedir ara o fazer. 
Mas... nas últimas semanas viu um episódio do "Cid Ciência" sobre a higiene oral, e coincidiu com algo que falaram na escola. 
Pequeno Rafael, tornou-se obcecado. 
Senta-se à mesa e a primeira coisa que pergunta é se a comida (seja lá o que for) faz "bichinhos".
Calmamente começamos por explicar, que o que faz bichinhos é não escovar os dentes. Que ele o faz e por isso não tem de se preocupar, mas ele não desiste e choroso, diz-nos que a Laura disse que ele tem os dentes pretos, voltamos a explicar que não tem nada, porque os lava muito bem, pedi-lhe inclusive que visse ele mesmo, no espelho que os dentes dele estão muito branquinhos, mas ele não desiste. Todos os dias a mesma coisa, "isto faz bichinhos? E aquilo? Tenho de ir lavar os dentes" Ainda mal acabamos de comer, e ele já está na casa de banho para escovar os dentes, um cansaço!

Ontem lavou os dentes duas vezes. Explicamos que a fruta não faz bichinhos e ele deu uma dentada numa fatia de meloa e outra numa maçã e disse orgulhoso: "Pronto, assim já não tenho bichinhos!" e apesar de ao recordar a cena até lhe achar piada, ontem não foi assim. Ao final do dia, cansados não achamos grande piada a uma criança que anda a dar dentadas em fruta e a lavar os dentes compulsivamente!! Confesso, com alguma mágoa. que lhe dei dois berros, e que declarei mais alto do que queria, que a partir de hoje, só lava os dentes antes de ir para a cama. Tive uma reacção exagerada, mas já não aguentava ouvir falar de "bichinhos" que se chamam "mircóbios" (palavras dele). E lá foi ele choroso, dizer ao pai que lhe "doíam as orelhas" porque eu tinha falado muito alto.
...
... 
É como quando lhe esfrego a cabeça com a toalha depois do banho... "pára mãe, dói-me o cabelo"
Maravilhosos 4 anos!!!

Sem comentários: