terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ser Mãe

Ser Mãe é conseguir adormecer com ele literalmente deitado em cima de mim. Acordar várias vezes a meio da noite e reagir como se fosse dia, mudar fraldas, dar água, dar colo, procurar chuchas e fraldinhas.

Ser Mãe é ter no peito todo o amor do mundo, e ainda sentir culpa por não ter mais, é sofrer quando eles sofrem, é sentir que só a mãe consegue calar um choro, parar uma birra, dar comida a cantar, é acreditar que só connosco eles ficam bem, mas ter o discernimento de deixar que também os outros participem, ajudem e tomem conta.

Ser Mãe é achar que nunca brincamos o suficiente, que nunca estamos com eles o tempo suficiente, que não beijamos que chegue, é sentir a culpa por tudo e por nada.

Ser Mãe, é querer educá-los mas não querer contrariá-los, é ter de ralhar de vez em quando por mais que custe, é dar uma palmada que nos doi mais a nós que a eles.

Ser Mãe, é conseguir ver o Ruca todos os dias é quase "odiar" aqueles pais tão perfeitos, aquela familia tão compreensiva, mas também é rir com os episódios do PINGU, e vibrar quase mais do que eles. É saber de cor as musicas mais idiotas, do panda e da Xana Toc Toc, é ver os Hoobs com o interesse de quem vê o melhor filme do ano.

Ser Mãe, é repetir 9652145 vezes por dia, "Não mexe", "Cuidado", "Anda cá", "Dá a mão", "temos de papar", "Não chora", "o que foi?", "pronto" e 18 meses depois ter um filho que já antecipa estas palavras e as diz ele a olhar para nós. É ter alguém que nos faz rir, mas que com a mesma facilidade, nos consegue fazer chorar...

Ser Mãe, é um desafio acima de qualquer desafio profissional, é uma aventura mior que a adolescência, é a fase em que mais crescemos como seres humanos.

Ser Mãe, é aprender todos os dias uma lição importante. Ser Mãe é Maravilhoso!

2 comentários:

Rainha disse...

Que bela definição de Mãe! Também sou mãe e sei que é mesmo assim. Marcante, desafiador e maravilhoso. Mesmo!

Kiki ♥ disse...

Ser Mãe é a melhor coisa do mundo!!!!