quinta-feira, 28 de julho de 2011

Procurando equilibrio

Entre choros, fraldas, sopinhas, chupetas, roupinhas, uma casa para cuidar, roupa para passar, colinho e miminhos, de vez em quando lembro-me que també sou MULHER e nessas alturas, marco depilação, manicure e um cabeleireiro quem sabe. Mas ainda antes de ir, arrependo-me. Porque tenho de deixar o Rafael com o Nuno, ou com o meu pai ou fazer tudo ao sábado e recorrer à minha querida mãe que nunca me diz que não e adora ficar com o neto. Sinto-me culpada, mas ao mesmo tempo preciso desses momentos e de outros... O Nuno é um excelente marido, paciente e ajuda imenso em casa, mas tem um feitio muito especial (sim eu sei, não se pode ter tudo) e eu sei que tenho andado distante e tenho-lhe dado pouca atenção. Em grande parte porque eu própria não estou bem comigo mesmo e estou demasiado focada no Rafael e na roupa e na casa e na cozinha. Ás vezes sinto falta da MULHER PROFISSIONAL, aquela que nem sabia o que tinha na dispensa ou no frigorifico (sim, eu era assim), que saía de casa às 7.00 da manhã e muitas vezes só entrava Às 22.00, e na hora de almoço ía ao ginásio e que muitas vezes até ía ao cinema sózinha. O meu filhote é lindo, compensa largamente tudo isso, e eu amo-o muito. Adoro cuidar dele e ser MÃE dele é muito gratificante... mas sei que há outros EUS que estão a ser descurados e tento a todo o custo encontrar o equilibrio. Mas sinto-me sempre mais desiquilibrada... perdida, e muito culpada. Não haverá uma fórmula secreta para chegar a todo o lado sem sentir cupla??

2 comentários:

Mamã da Caroxinha disse...

Pois Cláudia...se essa fórmula secreta existisse era tudo bem mais fácil...só que infelizmente ela não existe!
Sabes, ainda é muito cedo para te adaptares a toda a nova vida de mãe, o Rafael só tem 5 meses! É normal que ainda te sintas perdida e desiquilibrada porque afinal as mudanças são enormes...
Pelo que percebo estás sem trabalho o que também não ajuda nada...
De te sentires culpada por deixares o teu filho para cuidares de ti,acho que é algo comum a todas as mães só que umas têm mais coragem do que outras! Eu vivi quase única e exclusivamente como mãe durante 3 anos, deixei emprego e deixei tudo para trás...se me arrependo? Nunca! Por nada deste mundo eu trocava o tempo que passei apenas como Mãe e é graças a isso que hoje tenho uma filha bem educada e apoiada.
Só que ao fim dos 3 anos comecei a sentir que não dava atenção ao meu marido, que vivia quase só para a minha filha e comecei a sentir-me uma "inútil"... Aquilo que estás a passar agora eu só passei muito mais tarde tanto que apenas voltei a trabalhar em janeiro,mas somos todas diferentes...
Se te faz falta a parte mulher,tenta gozá-la sem culpa,deixas o teu filho bem entregue e não é por passares umas horas longe dele que és má mãe!
Até porque se tu não estás bem contigo,se não te sentes equilibrada como é que podes ser boa mãe para o Rafael?
Pensa nisso :-)

beijocas

disse...

Mais uma vez um sentimento partilhado, mas é sem duvida um ato de coragem escrever isto assim...
Compreendo-te e revejo-me nas tuas palavras e no teu sentir...
E mais te digo, que quando a Margarida tinha a idade que o Rafael tem agora ainda nos andávamos em fase de total encantamento e eu aida dizia que a filha tinha vindo melhorar a nossa relação...hj, passados 3 anos e meio já nao digo isso, desde os "terríveis" dos anos que os choques se sucedem...porque o bebé que tens agora cresce, vai começar a querer dominar o mundo e a tentar mandar em casa, educar torna-se cansativo e a fase entre os 2 e os 3 anos nao sao nada fáceis, por isso deves começar já preparar o vosso futuro como casal, senao o embate vai ser cada vez mais duro...
Por favor NUNCA te sintas culpada por te pores à frente do teu filho, isso é importante para estares bem, equilibrada, feliz- e esta mais que provado que pais felizes criam crianças felizes!!!
Guarda sempre tempo para ti, para teres o teu espaço e tempo, para te tratares, passeares e conversares de outras coisas que nao sejam cocos, comidas e gracinhas do bebe-janta com amigas de vez em quando, faz milagres!
Se tens uma mãe que te fica com o Rafael então deves aproveitar, sai de casa com o teu marido a seguir ao almoço, vão passear, durmam fora e regressem retemperados a tempo de almoçar com o filhote!
Lembra-te que a tua relação existia antes do bebé e tem de continuar daqui a uns anos quando ele crescer e começar a ter a vida dele...
E para terminar partilho um sentimento dos melhores que tenho da minha infância: a alegria que eu sentia quando os meus pais me deixavam com os meus avos para irem passear os dois...eu adorava porque sentia que eles se amavam aos dois e isso enternecia-me, dava-me segurança!
Tens uma nova vida para tratar, mas só o consegues se a tua vida toda estiver equilibrada...e conseguires expor tão bem o que sentes é o primeiro passo para saberes como a conduzires bem ;)